Reclassificação de monta
Laudo Técnico de Recuperabilidade para veículos Sinistrados
Conforme a Resolução 810/20 do CONTRAN, veículos sinistrados com dano de grande ou média monta, em caso de erro de marcação no BAT, podem ser reclassificados através do Laudo de Recuperabilidade para Veículos Sinistrados emitido por Engenheiro Mecânico.
Dano de média monta
Veículos classificados com dano de Média Monta, tem a sua circulação proibida além de atribuída uma restrição administrativa no seu RENAVAM e só pode voltar a circulação após os devidos reparos e emissão do CSV.
No campo de observações do CRV/CLA constará a informação "veículo sinistrado" ou a sigla "veículo recuperado", essa anotação no documento do veículo pode reduzir o valor de tabela em até 30% na hora da revenda.
Dano de grande monta
O veículo enquadrado na categoria "dano de grande monta" deve ser classificado como "irrecuperável" pelo órgão executivo de trânsito, devendo ser executada a baixa do seu cadastro na forma estabelecida na Resolução CONTRAN nº11, 23 de janeiro de 1998, bem como pelo CTB.
Caso proprietário não possua seguro, o mesmo poderá perder o veículo devido a classificação de grande monta.
90 dias
É o prazo máximo para entrar com o recurso de reclassificação de monta, a contar da data de lavratura do boletim de ocorrência de acidente de trânsito.
Viabilidade do recurso
O primeiro passo o serviço de reclassificação de monta, é verificar a viabilidade de se entrar com o recurso. Para isso, o profissional habilitado deve verificar se o preenchimento do formulário de danos que consta no BAT foi feito de forma correta.
A Vengart Engenharia disponibiliza uma consultoria gratuita com um de nossos engenheiros para verificar a viabilidade do recurso no seu veículo.
Anexos da Resolução 810/20
Anexo 1 - Veículos com estrutura em monobloco
Anexo 2 - Motocicletas
Anexo 3 - Veículos com estrutura em chassis
Anexo 4 - Ônibus e micro-ônibus